Topo

Vereador de ultradireita renuncia na Áustria após comparar imigrantes a ratos

23/04/2019 13h39

Viena, 23 abr (EFE).- Um vereador do FPÖ, partido que governa a Áustria em coalizão com o ÖVP, renunciou nesta terça-feira após publicar um poema no qual comparava imigrantes a ratos.

O vice-chanceler da Áustria e líder do FPÖ, Heinz-Christian Strache, anunciou hoje a renúncia de Christian Schilcher, vice-prefeito de Braunau am Inn, cidade natal de Adolf Hitler. Schilcher deixará também o FPÖ para "evitar danos" ao partido.

O anúncio foi feito por Strache em um evento de lançamento da campanha do partido nas eleições para a Eurocâmara. O FPÖ participará da aliança ultradireitista liderada pelo vice-primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini.

O vereador escreveu o poema intitulado como "Die Stadtratte" ("O rato urbano"). No texto, divulgado na semana passada em um panfleto no qual o FPÖ desejava feliz Páscoa aos moradores de Braunau am Inn.

O poema critica a mistura de culturas e diz que os imigrantes que não se adaptarem à vida local devem ir embora rapidamente.

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, afirmou que o texto é "extremamente racista" e exigiu que o FPÖ afastasse o vereador.

Esta não foi a primeira vez que o FPÖ se envolveu na publicação de mensagens racistas, xenófobas e até neonazistas. A propaganda realizada pelo partido de Hitler na época chamava os judeus de ratos para que eles não fossem considerados humanos.

O panfleto do FPÖ foi divulgado às vésperas do aniversário de Hitler, no dia 20 de abril.

Segundo a agência austríaca "APA", o Ministério Público está avaliando se processará Schilcher por crime de incitação ao ódio.

O Partido Social-Democrata, de oposição ao governo da Áustria, ressaltou que o poema lembra de "forma fatal" o tratamento dado a determinados grupos de pessoas durante o nazismo. EFE