Topo

Putin classificou de "substancial" seu primeiro encontro a sós com Kim

25/04/2019 04h47

Vladivostok (Rússia), 25 abr (EFE).- O presidente da Russia, Vladimir Putin, classificou nesta quinta-feira de substancial seu primeiro encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, onde ambos abordaram medidas para melhorar a situação na península coreana.

"Falamos, é claro, sobre a situação na península coreana, trocamos opiniões sobre o que precisa ser feito para que a situação tenha perspectivas de melhora", disse Putin, ao início da reunião ampliada na cidade de Vladivostok.

O presidente russo destacou as delegações russas e norte-coreana que durante as quase duas horas de reunião na Universidade Federal do Distante Oriente, na Ilha Russky, onde também discutiram a história das relações entre os dois países e os planos de desenvolvimento para a cooperação bilateral.

Ele também agradeceu a Kim por aceitar o convite para visitar a Rússia, país que compartilha pouco mais de 20 quilômetros de fronteira terrestre com a Coreia do Norte.

O presidente russo lembrou que foi o pai do atual líder do país comunista, Kim Jong-il, que impulsionou a assinatura de um tratado de amizade com a Rússia.

Por sua vez, Kim disse que foi a Vladivostok para discutir "os caminhos para a solução pacífica" do conflito nuclear na península coreana, que, em sua opinião, desperta um "interesse prioritário" no mundo.

Kim, que também descreveu como "muito substancial" a reunião a sós com o chefe do Kremlin, mostrou-se "muito contente" em visitar a Rússia, que descreveu como um país "amigável" e "grande" vizinho.

"Espero que nossas negociações continuem da mesma forma, de maneira útil e construtiva", disse ele.

O representante russo na União Europeia (UE), Vladimir Chizhov, revelou que os dois líderes abordaram a retomada das negociações de seis partes (as duas Coreias, Japão, EUA, Rússia e China) para a resolução do conflito nuclear, atualmente parada. EFE