Topo

Estado americano do Maine troca Dia de Colombo por Dia dos Povos Indígenas

26/04/2019 20h35

Washington, 26 abr (EFE).- O Dia de Colombo passará a ser o Dia dos Povos Indígenas no estado de Maine, nos Estados Unidos, graças a uma mudança de nome do feriado que a governadora Janet Mills assinou nesta sexta-feira.

"A nossa história não é perfeita de forma alguma. Mas, durante muito tempo, foi escrita e apresentada de uma forma que não reconhece nossas deficiências", disse Mills em declarações publicadas pela imprensa local.

A governadora afirmou que essa medida é mais um passo para superar as divisões do passado e fomentar uma relação melhor entre as tribos e o governo estadual.

No momento da assinatura, Mills esteva acompanhada de chefes de tribos do Maine. Eles defenderam que a mudança do nome é um grande símbolo e que isso pode ajudar em uma melhor compreensão da história e da cultura das tribos, assim como seu papel no estado do Maine.

A mudança entrará em vigor no início de outubro.

Desde 1937, o feriado nacional pelo Dia de Colombo é comemorado nos Estados Unidos na primeira segunda-feira da segunda semana de outubro, mas vários estados, como Havaí, Alasca e Dakota do Sul, não o reconhecem.

Com essa decisão, o Maine se junta a um crescente número de estados que aprovaram leis semelhantes para substituir o nome do feriado.

Em novembro do ano passado, as autoridades de Los Angeles retiraram uma estátua de Cristóvão Colombo do centro da cidade, como "um ato de justiça reparadora" para os "habitantes originais". EFE