Topo

Israel bombardeia reduto do Hamas após 2 soldados ficarem feridos

03/05/2019 16h37

Gaza, 3 mai (EFE).- Aviões de Israel bombardearam um reduto do Hamas nesta sexta-feira em resposta a disparos da Faixa de Gaza que feriram dois soldados durante os protestos realizados semanalmente nos arredores da fronteira.

"Fizeram disparos contra as tropas do exército do sul da Faixa de Gaza e, como resultado, soldados sofreram lesões moderadas e outros ferimentos leves. Os feridos foram encaminhados para tratamento médico", informou um comunicado das Forças Armadas.

O exército israelense respondeu bombardeando um posto militar do movimento islâmico Hamas que, segundo fontes palestinas, estava localizado na região de Bureij.

Os confrontos ocorreram durante o protesto das sextas-feiras, no qual 40 palestinos ficaram feridos hoje por disparos israelenses, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

Após uma relativa paz devido às conversas indiretas entre Israel e Hamas em busca de uma declaração de trégua, a tensão voltou a aumentar nesta semana, após o lançamento de um míssil palestino que caiu no mar.

Israel voltou a reduzir a zona de pesca que havia ampliado em abril, pela primeira vez, para 15 milhas náuticas em algumas localidades.

Além disso, grupos de palestinos lançaram explosivos contra militares israelenses, que responderam com bombardeios. Em seguida, as milícias dispararam outros dois projéteis de Gaza que fizeram soar os alarmes antiaéreos em Israel.

Uma delegação dos movimentos Hamas e Jihad Islâmica esteve nesta quinta-feira no Egito - país que ajuda no intermédio entre os palestinos e Israel - para avançar no atual acordo de entendimento, de "calma por calma", a fim de conseguir uma trégua de longa duração que termine com os sucessivos picos de violência, o último em março. EFE