Topo

Operadora de albergues de imigrantes contrata ex-chefe de gabinete de Trump

03/05/2019 21h27

Washington, 3 mai (EFE).- A Caliburn, multinacional que opera os albergues para menores imigrantes ilegais para o governo dos Estados Unidos, contratou para seu conselho diretor o general retirado John Kelly, que era o principal responsável de imigração do presidente Donald Trump e depois seu chefe de gabinete.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela própria Caliburn International à emissora "CBS News" depois que Kelly foi visto em abril no albergue Homestead, no estado da Flórida, que com capacidade para 3.200 menores é o maior deste tipo de instalação no país.

Com sede em Reston, nos arredores de Washington, e operações em mais de 30 países, a Caliburn International administra através da sua filial Comprehensive Health Services o albergue Homestead da Flórida e outros três no estado do Texas.

A Caliburn obteve as licenças para abrir os centros do Texas e expandir o da Flórida no ano passado, com Kelly ainda no governo.

O executivo-chefe da Caliburn, James Van Dusen, disse em comunicado que, "com quatro décadas de liderança militar e humanitária, um profundo conhecimento dos assuntos internacionais e o conhecimento dos motores econômicos atuais no mundo todo, o general Kelly é uma sólida incorporação estratégica".

"Nosso conselho diretor segue concentrado em assessorar sobre a segurança e o bem-estar dos menores não acompanhados que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos confiou ao nosso cuidado e custódia para fazer frente a uma necessidade muito urgente", acrescentou Van Dusen.

Kelly foi um dos generais que junto com James Mattis - ex-chefe do Pentágono - e Michael Flynn - ex-assessor de Segurança Nacional - acompanharam Trump em sua chegada à Casa Branca.

Kelly foi primeiro principal responsável de imigração do governo no seu cargo de secretário de Segurança Nacional, que exerceu entre janeiro e julho de 2017, quando Trump o nomeou seu chefe de gabinete, posição que ocupou até deixar a Casa Branca em janeiro deste ano.

Como secretário de Segurança Nacional, Kelly foi o encarregado de pôr em prática as políticas migratórias e fronteiriças do presidente, assim como de desenvolver o projeto do muro com o México prometido por Trump.

Até sua chegada ao governo em 2017, Kelly fez parte do conselho diretor da DC Capital Partners, um fundo de investimento com sede também nos arredores de Washington que é dono da Caliburn International. EFE