Topo

Tiroteio em escola do Colorado deixa 1 morto e 6 feridos

07/05/2019 22h40

(Atualiza com uma morte e novos detalhes).

Denver (EUA), 7 mai (EFE).- Um tiroteio ocorrido nesta terça-feira em uma escola de Denver, no Colorado (Estados Unidos), deixou pelo menos um estudante morto e seis feridos, de acordo com as autoridades locais, que informaram ainda que dois suspeitos foram detidos e um terceiro está foragido.

Autoridades do Condado de Douglas, junto com policiais e profissionais de emergência de jurisdições próximas, chegaram pouco depois das 14h (horário local, 17h de Brasília) ao local do tiroteio, que aconteceu na escola STEM, na região de Highlands Ranch.

O xerife Tony Spurlock, do Condado de Douglas, confirmou que pelo menos uma pessoa morreu no tiroteio e que cinco dos feridos foram levados ao hospital em estado grave.

Spurlock detalhou que os policiais enfrentaram os atiradores até rendê-los e ressaltou que as identidades dos suspeitos ainda não seriam divulgadas por se tratar de uma investigação aberta.

A cena do crime inclusive se mantém ativa tanto dentro como fora da escola, já que as autoridades conseguiram reter no estacionamento um dos veículos usados pelos suspeitos.

"É um evento terrível, algo que ninguém quer que aconteça na sua comunidade. Mas vamos chegar ao fundo até descobrir como e o que ocorreu", enfatizou Spurlock.

"Tenho que acreditar que a rápida resposta dos oficiais que entraram na escola salvou vidas", acrescentou.

Dois suspeitos, identificados apenas como um homem adulto e um homem jovem, foram detidos. As autoridades acreditam que ambos eram estudantes da escola. Segundo os relatórios preliminares, nenhum dos suspeitos ficou ferido.

Segundo tinha dito anteriormente em entrevista coletiva Holly Nicholson Kluth, subxerife do condado, a troca de tiros começou devido a uma briga quando os atiradores entraram na escola. Ainda não se sabe se a discussão foi com algum dos agentes que fazem a segurança da escola ou com algum professor.

Ainda de acordo com Nicholson Kluth, foi implementado o protocolo que evoluiu a partir do massacre ocorrido em 1999 na escola Columbine, também ao sul de Denver, onde dois estudantes mataram 12 alunos e um professor antes de se suicidarem.

"A resposta foi imediata por parte de oficiais alocados em escolas e de oficiais em patrulha. Quando os oficiais chegaram, ainda escutaram disparos", detalhou Nicholson Kluth.

"Estive aqui por 30 anos. Vi muitas coisas. Mas esta comunidade é tranquila. Isso é incomum para nós", acrescentou a subxerife.

"Várias agências de segurança responderam em conjunto e ainda percorrem o edifício até estarem seguras de que já não há suspeitos ativos", acrescentou Nicholson Kluth, indicando que um esquadrão especializado ainda não concluiu essa tarefa.

Todas as escolas da região (entre 25 e 30) e outras de distritos próximos estão em estado de alerta. A maioria desses centros cancelaram suas atividades vespertinas e noturnas.

Por sua parte, o governador de Colorado, Jared Polis, enviou um comunicado por causa do tiroteio.

"Estamos pondo à disposição todos nossos recursos de segurança pública para ajudar o Departamento do Xerife do Condado de Douglas em seu esforço para proteger o local e evacuar os estudantes. Estamos monitorando a situação em tempo real. O coração de todo Colorado está com as vítimas e suas famílias", disse Polis.

A STEM é uma escola que vai do jardim de infância ao 12º ano e se foca no ensino de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. EFE