Topo

Pendarovski toma posse como presidente da Macedônia do Norte

12/05/2019 11h19

Skopje, 12 mai (EFE).- O social-democrata Stevo Pendarovski tomou posse neste domingo como presidente da Macedônia do Norte, cargo que desempenhará nos próximos cinco anos, após a vitória nas eleições realizadas há uma semana.

Em cerimônia oficial, que contou com a presença de presidentes de vários países, Pendarovski tomou posse em substituição ao conservador Gjorge Ivanov, que tinha ostentado o cargo de presidente durante a última década.

No ato realizado na Villa Presidencial de Vodno, em Skopje, participaram os presidentes dos países vizinhos, Iliar Meta (Albânia), Rumen Radev (Bulgária), Hashem Thaci (Kosovo) e Alexandar Vucic (Sérvia).

A Grécia foi representada pelo ministro de Relações Exteriores, Yorgos Katrugalos.

Pendarovski, de 56 anos, venceu o segundo turno contra sua rival conservadora, Gordana Siljanovska Davkova, com 51,6% dos votos contra 44,7%.

Ao contrário do até agora presidente Ivanov, o novo chefe de Estado é um firme defensor do acordo assinado entre o Governo do social-democrata Zoran Zaev e a Grécia sobre a mudança do nome desta ex-república iugoslava para Macedônia do Norte.

O acordo, que desencadeou fortes protestos nos movimentos nacionalistas de ambos os países, pôs fim a uma disputa que durou mais de um quarto de século e abriu as portas à adesão do país à Otan - protocolo já foi assinado e está em processo de ratificação. EFE