Topo

Imigrante ilegal em "santuário" nos EUA pede apoio do governador do Colorado

13/05/2019 15h22

Denver (EUA), 13 mai (EFE).- A mexicana Jeanette Vizguerra, que permanece em um "santuário" no Colorado para evitar a deportação, pediu nesta segunda-feira apoio ao governador do estado, o democrata Jared Polis, após suas declarações recentes em favor de estabelecer uma parceria entre a polícia local e agentes da imigração.

"Pedimos que o governador Polis apoie o que ele sabe que é correto: um Colorado que respeite e valorize as contribuições dos residentes imigrantes", disse Vizguerra em nota divulgada pela Coalizão Santuário do Metrô de Denver, fundado por ela.

Há dois anos, em maio de 2017, Polis, então representante do estado na Câmara dos Representantes, apresentou um projeto de lei privado - que só afeta uma pessoa - para cancelar temporariamente o processo de deportação de Vizguerra.

A medida foi a quinta do agora governador em favor da mexicana.

Na época, Polis também tentou ajudar outro imigrante que estava no santuário, Arturo Hernández García. No entanto, o processo não avançou e o mexicano acabou retornando ao país de origem em abril.

Vizguerra denuncia que o discurso de Polis mudou desde então e, agora, o governador passou a "apoiar incondicionalmente" a Agência de Imigração e Alfândegas dos EUA (ICE).

No último dia 25 de março, Polis pediu que não houvesse interferência na cooperação da polícia local com o ICE, apesar de reconhecer que discorda da atuação da agência federal no Colorado.

Para Vizguerra, escolhida em 2017 como uma das cem pessoas mais influentes dos EUA pela revista "Time", a nova postura do governador tem um impacto negativo e prejudicial para os imigrantes.

Representantes da coalizão fundada por ela farão um protesto em frente ao Capitólio de Denver nesta segunda-feira e depois irão até a igreja onde Vizguerra está sendo mantida para evitar a deportação.

Vizguerra pediu que sua deportação seja adiada enquanto tenta conseguir um visto U, concedido a vítimas de crimes violentos.

Segundo a organização Boundless Immigration, o tempo de análise desse tipo de visto passou de cinco meses em 2014 para 40 meses atualmente.

O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) concede 10 mil vistos U a cada ano. Ainda restam 140 mil solicitações na fila para serem analisadas pelo órgão.

Por esse motivo, Vizguerra processou o governo dos EUA pela demora em processar os vistos U para as pessoas que estejam aptas a recebê-los. EFE