Topo

Ataque com foguetes contra base russa na Síria deixa 1 morto

18/05/2019 06h06

Damasco, 18 mai (EFE).- Uma pessoa morreu após ataque com foguetes lançados por grupos insurgentes contra o aeroporto militar de Khmeimim, base aérea da Rússia na Síria e localizada na província de Latakia, de acordo com informações de diversas fontes.

A agência estatal "SANA" indicou que "um civil morreu e outros ficaram feridos como resultado de ataques terroristas contra as populações de Al Hawiz e Al Sharashir", que fazem fronteira com a base de Khmeimim.

A televisão estatal síria, que mostrou imagens ao amanhecer dos arredores da base, informou que as forças de defesa antiaérea sírias tinham repelido um ataque de drones e projéteis contra a base de Khmeimim, situada na área de Jabla, assim como contra Al Qardaha, cidade da família do presidente sírio, Bashar al-Assad.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que houve um ataque de aeronaves não tripuladas, além do lançamento de 15 foguetes no aeroporto militar por "grupos jihadistas" nesta manhã, que teve um impacto em Al Sharashir, onde um membro das tropas do governo sírio morreu, assim como em Al Hawiz e outras partes de Jabla.

Desde setembro de 2015, a Rússia encabeça uma campanha de bombardeio na Síria em apoio ao exército nacional e usando a base de Khmeimim como plataforma para lançar seus ataques contra outras partes do país.

Até o momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque na província de Latakia, localizada no noroeste da Síria e um dos principais redutos de Al Assad no país, ao lado de Tartus e Damasco. EFE