Topo

Senador colombiano diz que Jesús Santrich tentou se suicidar na prisão

20/05/2019 02h07

Bogotá, 19 mai (EFE).- O senador colombiano Iván Cepeda, do partido de esquerda Polo Democrático Alternativo (PDA), afirmou neste domingo que o ex-chefe das Farc Jesús Santrich tentou se suicidar antes de ser recapturado segundos depois de sair da prisão La Picota de Bogotá na sexta-feira passada.

Assim afirmou o parlamentar, que visitou Santrich no bunker da promotoria onde está detido o ex-líder guerrilheiro após receber alta médica por parte do Hospital Méderi, de Bogotá, onde esteve internado por mais de 24 horas.

"Ele diz que tomou a decisão de se suicidar com plena consciência quando foi informado (...) que estaria em processo de ser declarado um estado de exceção e que parte dessa decisão do presidente (Iván Duque) poderia ser ele tomar o caminho da extradição acima de decisões judiciais", afirmou a jornalistas.

Segundo a Constituição, a exceção é um estado de emergência que pode ser declarado pelo presidente da Colômbia quando existam graves perturbações do ordem pública que atentem de maneira iminente contra a estabilidade institucional.

Apesar disso, a Presidência esclareceu na sexta-feira que não pensa em decretar esse estado.

O ex-guerrilheiro, que tem problemas de visão, saiu da prisão La Picota em uma cadeira de rodas e rodeado por agentes do Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário (Inpec), a Promotoria e a Polícia. EFE