Topo

Sobe para 16 o número de jogadores e torcedores mortos em naufrágio em Uganda

21/05/2019 11h11

Campala, 21 mai (EFE).- A polícia de Uganda informou nesta terça-feira que aumentou para 16 o número jogadores de futebol e torcedores mortos no naufrágio de um barco no domingo na parte ugandense do lago Albert.

"Com as buscas da polícia, da Marinha ugandesa e dos pescadores no lago Albert foi possível recuperar, até o momento, 16 corpos", afirmou o porta-voz de polícia da região de Albertine, Julius Hakiiza, no Twitter.

Ao todo, sete corpos foram achados ontem e três foram localizados no dia do acidente. Todos as vítimas tinham entre 15 e 28 anos.

Mais de 50 passageiros iam no último domingo de Fofo, no distrito de Hoima, para Runga, onde seriam disputados amistosos de futebol feminino e masculino.

Segundo o chefe de polícia regional Denis Obura, as investigações preliminares indicam que o acidente foi causado por excesso de peso, somado a ventos fortes. Pelo menos 32 pessoas foram resgatadas graças à rápida intervenção de moradores da região.

Alguns sobreviventes, que falaram com a Agência Efe por telefone, disseram que muitos passageiros não perceberam o que acontecia porque tinham consumido bebidas alcoólicas.

De acordo com Zawadi Rundi, um dos passageiros resgatados, a embarcação começou a tombar logo depois deixar o porto, mas muitos pensaram que aquela era uma situação normal provocada pelas caraterísticas do lago.

Esta não é a primeira vez que uma embarcação que transporta jogadores de futebol afunda no lago Albert. Em 25 de dezembro de 2016, pelo menos 30 atletas e torcedores morreram quando um barco superlotado naufragou perto de Buliisa. EFE