Topo

Começa apuração na Índia com partido de Narendra Modi na liderança

23/05/2019 04h30

Nova Délhi, 23 mai (EFE).- Depois de mais de um mês de votação, a Índia começou nesta quinta-feira a apuração das eleições gerais convocadas para os 900 milhões de eleitores do país e os primeiros dados dão ao partido governista Povo Indiano (BJP, sigla em indiano), do primeiro-ministro Narendra Modi, uma vitória confortável.

A Comissão Eleitoral da Índia (EC, sigla em inglês) iniciou a apuração às 8h (hora local) e os primeiros resultados claros começarão a ser anunciados nas primeiras horas da tarde.

De acordo com os primeiros dados oficiais, após duas horas de início da recontagem, o líder do BJP liderava com 294 assentos, sem ter sido atribuída a vitória final sobre nenhum deles.

Várias pesquisas divulgadas no último domingo já davam ao nacionalista hindu BJP e seus aliados mais de 280 postos, a maioria dos 542 cadeiras da Lok Sabha, a Câmara Baixa do Parlamento indiano, e o suficiente para formar um governo majoritário.

Além disso, previram entre 80 e 160 cadeiras para o opositor Partido do Congresso, da dinastia Nerhu-Ghandi, o que representaria, apesar da derrota, uma recuperação da histórica legenda liderada por Rahul Ghandi, que na disputa passada, em 2014, conseguiu seu pior retrocesso eleitoral com apenas 44 cadeiras.

As eleições gerais que aconteceram ao longo de seis semanas, em sete fases escalonadas, definirão quem controlará o país pelos próximos cinco anos. EFE