Topo

Bolton prepara em Tóquio terreno para diálogo entre Trump e Abe

2019-05-24T07:27:00

24/05/2019 07h27

Tóquio, 24 mai (EFE).- O assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, John Bolton, se reuniu nesta sexta-feira em Tóquio com as autoridades japonesas a fim de preparar os contatos que a partir deste domingo farão os governantes dos dois países e fazer um repasse da situação na península coreana, segundo fontes oficiais.

A chegada de Bolton antecede a viagem que fará no sábado e durará até terça-feira do presidente americano, Donald Trump, em uma visita de Estado, se tornando o primeiro governante a ser recebido em audiência pelo novo imperador, Naruhito.

Trump também terá uma série de encontros informais e formais com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe - domingo, segunda-feira e terça-feira -, que, segundo fontes oficiais japonesas, incluirão a análise da estagnação nas negociações para conseguir a desnuclearização da península coreana.

Bolton já falou deste tema com Abe na reunião que tiveram hoje em Tóquio, segundo informou em entrevista coletiva o ministro porta-voz do Governo, Yoshihide Suga, que evitou dar detalhes sobre essas conversas.

Em declarações aos jornalistas, Bolton classificou como "histórica" a visita que Trump fará ao Japão, expressando seu desejo de que as duas partes tenham conversas "produtivas".

"O presidente Trump está profundamente honrado por ser o primeiro governante a se reunir com o novo imperador", concluiu Bolton. EFE

Mais Internacional