Topo

Israel recebe ajuda exterior para controlar onda de incêndios

24/05/2019 13h41

Jerusalém, 24 mai (EFE).- Vários países enviaram ajuda a Israel para controlar a onda de incêndios que desde ontem se estende pelo país e pelo território palestino ocupado da Cisjordânia, forçando a evacuação de milhares de pessoas, informou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em comunicado divulgado nesta sexta-feira.

Grécia, Croácia, Itália, Chipre e Egito já enviaram assistência, o último com dois helicópteros, e outros países como a Rússia estão preparados para intervir caso seja necessário. Também foram estabelecidos contatos com a Autoridade Nacional Palestina para abordar a situação, segundo o comunicado.

Netanyahu pediu aos cidadãos que não façam caminhada por conta do perigo e as autoridades solicitaram que as pessoas fiquem longe de parques e florestas.

Vários trechos de estradas foram interrompidos na região central do país e 14 pessoas foram atendidas hoje por inalação de fumaça no assentamento de Neguhot, no sul da Cisjordânia, onde os residentes foram evacuados, informou o jornal "Times of Israel".

Também foi desalojada parcialmente a comunidade agrícola de Beit Ezra, perto de Ashdod.

Os incêndios ocorrem ao mesmo em tempo que uma intensa onda de calor atinge o país, e começaram justamente depois do Lag Baomer, uma festividade celebrada com fogueiras e que aconteceu na quarta-feira à noite.

Alguns apontaram a celebração como causa inicial dos incêndios.

De acordo com uma investigação inicial, outros incêndios que se estenderam ontem pelo sul do país teriam sido causados por curto-circuitos, segundo o "Times of Israel". EFE