Topo

Trump afirma que se sente mal por renúncia de Theresa May

24/05/2019 15h20

Washington, 24 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que se sente mal pela primeira-ministra britânica, Theresa May, que anunciou sua renúncia hoje pressionada por ministros e deputados do Partido Conservador.

"Me sinto mal por ela. Trabalhou muito duro, é muito forte e gosta muito dela. Eu a verei em duas semanas", disse Trump aos jornalistas na Casa Branca antes de partir rumo ao Japão, onde deve realizar uma visita de Estado.

Veja também

May anunciou sua renúncia nesta sexta-feira após o fracasso de todas as tentativas para materializar o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), sua principal incumbência quando assumiu o governo em julho de 2016.

A política "tory" informou que comunicou à rainha Elizabeth II a intenção de renunciar em 7 de junho e de iniciar depois o processo para escolher o novo líder do Partido Conservador, que deve terminar no final de julho.

Apesar de anunciar sua renúncia, May seguirá à frente do Executivo britânico quando Trump, que a criticou em várias ocasiões anteriormente, realizar a visita de Estado agendada para entre 3 e 5 de junho.

Durante sua estadia no Reino Unido, Trump se reunirá com a rainha Elizabeth II e terá um encontro bilateral com May.

No passado, o presidente americano lamentou o modo como May estava administrando a saída do Reino Unido da UE, processo pelo qual Trump se mostrou a favor.

O governante americano partiu hoje para o Japão, onde iniciará no sábado uma viagem que durará até a próxima terça-feira, dia 28, para coordenar ações frente ao desafio representado pela Coreia do Norte e estreitar os laços com um dos principais aliados.

Trump se transformará no primeiro governante estrangeiro a ser recebido em audiência pelo novo imperador de Japão, Naruhito, que ascendeu ao trono em 1º de maio, após a abdicação de seu pai, o agora imperador emérito Akihito. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump afirma que se sente mal por renúncia de Theresa May - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional