Topo

Espanha pede extradição de ex-líder da ETA preso na França

25/05/2019 13h33

Madri, 25 mai (EFE).- Um juiz da Espanha pediu à França a extradição de José Antonio Urrutikoetxea, mais conhecido como Josu Ternera, ex-líder da organização terrorista ETA, para ser julgado por um atentado no qual morreram 11 pessoas.

Fontes da Audiência Nacional da Espanha informaram à Agência Efe sobre o pedido do juiz Ismael Moreno para que Ternera responda a 84 acusações envolvendo o atentado com carro-bomba contra um quartel da Guarda Civil na cidade de Zaragoza, no nordeste do país.

Ternera, de 68 anos, foi preso nos Alpes franceses no último dia 16 de maio após ficar 17 anos foragido. Ele liderou a ETA entre 1986 e 1989, quando foi preso na França pela primeira vez.

Após cumprir parte da pena, Ternera foi entregue às autoridades da Espanha e deixou a cadeia em 2000 para iniciar uma atividade política. No entanto, dois anos depois, voltou a se esconder por causa do avanço dos casos judiciais contra si.

A continuidade dos processos coincidiu com a volta de Ternera à ETA. Segundo fontes ouvidas pela Efe, o ex-líder assumiu um papel mais simbólico do que executivo dentro da organização.

Ternera responde a três casos na Audiência Nacional da Espanha, um deles por crimes contra a humanidade pelos atentados realizados pelo grupo a partir de 2004, quando esse tipo de ação foi incluída no código penal do país.

Em maio do ano passado, Ternera foi um dos responsáveis por anunciar a dissolução da ETA, que durante quase 60 anos de atividade deixou 864 mortos na Espanha. EFE