Topo

Casa Branca reitera que novos testes de mísseis de Kim não incomodam Trump

26/05/2019 14h37

Washington, 26 mai (EFE).- A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, reiterou neste domingo que os recentes testes de mísseis realizados pela Coreia do Norte não incomodam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"O foco do presidente neste processo é manter a relação muito boa que ele tem com o presidente Kim (Jong-un)", disse Sanders em entrevista concedida à emissora "NBC News" no Japão, onde acompanha Trump em uma visita oficial.

Segundo Sanders, Trump acredita que Kim "seguirá firme" no compromisso assumido com o presidente americano de desnuclearizar a Coreia do Norte.

"Parte da atividade (bélica) que ocorreu, como você pôde ver no Twitter do presidente, não é algo que o preocupe", disse Sanders.

Já no Japão, Trump usou as redes sociais para escrever social que os testes realizados pela Coreia do Norte incomodaram algumas pessoas de sua equipe de governo, mas não a ele próprio.

"Tenho confiança que Kim manterá a promessa que fez", afirmou.

As declarações do presidente contradizem o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, que afirmou que os últimos testes realizados pela Coreira do Norte violam resoluções da ONU.

No início do mês, o regime de Kim realizou dois testes e lançou vários mísseis balísticos de curto alcance. O líder norte-coreano acompanhou pessoalmente a operação, segundo a agência "KCNA".

Os testes foram os primeiros desde a cúpula de Hanói entre Trump e Kim em fevereiro. Desde então, as negociações entre os dois países para avançar na desnuclearização norte-coreana estão estagnadas.

No tweet sobre os testes de Kim, Trump citou o ex-vice-presidente americano, Joe Biden (2009-2017), pré-candidato do Partido Democrata para as eleições de 2020, e revelou que sorriu quando viu que Kim o descreveu como um "indivíduo de baixo QI".

Perguntada sobre a declaração, Sanders disse que Trump e Kim concordam na avaliação sobre a inteligência de Biden.

"Acho que estão de acordo nisso. Mesmo assim, o presidente não precisa que ninguém faça uma avaliação sobre Joe Biden. Ele mesmo já deu sua opinião várias vezes sobre isso", ressaltou.

Na semana passada, Biden chamou Kim de "tirano" e "ditador". A agência oficial norte-coreana "KCNA" respondeu afirmando que o ex-vice-presidente americano é "um imbecil desprovido de qualidades elementares como ser humano". EFE