Topo

Pesquisa indica grande vitória do partido de Orbán nas eleições europeias

26/05/2019 15h29

Budapeste, 26 mai (EFE).- O Fidesz, partido liderado pelo primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, obteve uma grande vitória nas eleições europeias deste domingo, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Nezopont, próximo ao governo.

De acordo com o levantamento, o Fidesz teria conquistado 55% dos votos no pleito, uma alta de quatro pontos percentuais ao percentual obtido nas eleições europeias de 2014. Caso confirmado, o resultado daria ao partido de Orbán 14 das 21 cadeiras do país na Eurocâmara.

O esquerdista Coalizão Democrática (11%), o Partido Socialista (10%) e o Jobbik (9%), contrário à União Europeia, teriam dois representantes cada na nova composição do Parlamento Europeu.

A última cadeira, segundo a pesquisa, ficará com o liberal Momentum, que teria obtido 7% dos votos nas eleições deste domingo.

O Partido Popular Europeu (PPE), principal força na Eurocâmara, suspendeu em março a filiação do Fidesz por considerar que as políticas de Orbán violam os valores da coalizão.

Orbán terá que decidir se manterá o partido no PPE, do qual ainda é formalmente membro, ou se o aproximará da aliança de partidos ultranacionalistas liderada pelo vice-primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini, que é apoiado pelo Reunião Nacional, de Marine Le Pen, provável vencedora das eleições europeias na França.

De acordo com informações publicadas após o fechamento das urnas, a participação nas eleições foi de 41,7% na Hungria, a mais alta já registrada no país em uma eleição europeia. EFE