Topo

Trump é primeiro líder estrangeiro a conhecer novo imperador japonês

26/05/2019 23h22

Tóquio, 27 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se tornou nesta segunda-feira o primeiro governante estrangeiro recebido em audiência pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que assumiu o trono no dia primeiro de maio após a abdicação de seu pai, Akihito.

Trump chegou no sábado ao Japão para uma visita oficial que se prolongará até terça-feira. Além de conhecer o novo imperador, terá hoje uma série de contatos com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Em uma manhã ensolarada e com temperaturas altas para maio, Trump chegou ao palácio imperial acompanhado de sua esposa, Melania. Foi recebido pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako, além de Abe e outros membros da família imperial.

Depois dos saudações a uma guarda de honra integrada por 92 soldados, no jardim oriental do palácio imperial, Trump entrou uma das salas do palácio imperial para conversar com o titular do Trono do Crisântemo.

É a segunda vez que o presidente americano conhece um imperador do Japão. Em 2017 esteve em Tóquio conhecendo o pai de Naruhito, o então imperador Akihito, que abdicou ao trono no dia 30 de abril.

Trump vestia terno escuro e gravata vermelha, e Melania um vestido branco de manga curta e enfeites florais. O imperador Naruhito o recebeu com um terno escuro e gravata azul, e a imperatriz Masako usava um traje de jaqueta e chapéu combinando, de cor creme.

Nos saudações iniciais no jardim do palácio real estavam representantes dos poderes políticos de Japão e, da parte dos EUA, membros da delegação de Trump, entre eles o assessor de segurança nacional, John Bolton.

Também havia dezenas de crianças e adultos que agitaram bandeiras do Japão e dos EUA quando Trump chegou perto do local onde estavam situados.

A reunião entre Trump e Naruhito, junto com suas respectivas esposas, segundo as imagens da televisão pública japonesa, durou cerca de meia hora. EFE