Topo

Liga Norte de Matteo Salvini vence eleições europeias na Itália

27/05/2019 06h18

Roma, 27 mai (EFE).- O partido de ultradireita Liga Norte de Matteo Salvini se tornou o partido mais votado da Itália nas eleições europeias deste domingo, ao obter mais de um terço dos votos, 34,3%, segundo os resultados definitivos.

Após uma longa apuração que se prolongou toda a noite, foi confirmado o avanço do Partido Democrata (PD, centro-esquerda), que ficou em segundo lugar com 22,7% dos votos.

Esse resultado representa o "sobrepasso" do PD em relação ao antissistema Movimento 5 Estrelas, que afundou com apenas 17,1% após ter sido o partido mais votado nas últimas eleições gerais.

A Forza Itália do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi ficou com 8,8% dos votos, enquanto os pós-fascistas Irmãos da Itália conseguiram 6,5%, entrando pela primeira vez no Parlamento Europeu.

"É um sucesso incrível para a Liga na Itália. Há cinco anos a imprensa falava de uma Liga em extinção, agora somos o partido mais votado do país", comemorou Salvini já ontem à noite, quando foram conhecidas as primeiras pesquisas que lhe davam a vitória.

"Não sei se o resultado final será de 30%, 29%, 28%, 31%... Mas tivemos 6% nas europeias de 2014 e 17% nas gerais do ano passado", segundo o também vice-presidente do Governo italiano, antes de saber que o resultado seria até melhor. EFE