Topo

Partido de Marine superou de Macron por nove décimos nas eleições europeias

27/05/2019 06h42

Paris, 27 mai (EFE).- O partido da ultradireitista Marine Le Pen derrotou nas eleições europeias a lista do presidente da França, Emmanuel Macron, por apenas nove décimos, uma vitória inferior à qual previam as pesquisas e que amortece um pouco o golpe para o atual líder, segundo os resultados definitivos da apuração.

A Reunião Nacional (RN) de Marine conseguiu 5,28 milhões de votos (23,31%), pouco mais de 200 mil do que a lista Renascimento de Macron (22,41%), com uma participação de 50,1%, muito acima dos 42,4% registrados há cinco anos.

Isto quer dizer que a RN vai ter 22 cadeiras na Eurocâmara contra 21 do partido de Macron, embora ambos empatarão em 23 parlamentares assim que acontecer a saída dos representantes britânicos quando o brexit se consumir.

O resultado final da grande revelação do domingo, os Verdes, é ainda melhor que o que lhe davam as projeções de voto dos institutos de pesquisa e finalmente ficou com 13,47% dados votos.

No capítulo dos fracassos, a lista conservadora dos Republicanos ficou com 8,4%, menos de dois milhões de votos para o representante histórico da centro-direita francesa.

Também a França Insubmissa de Jean-Luc Mélenchon obteve um apoio muito inferior ao esperado e ficou com 6,31%, com 1,42 milhão de votos.

Enquanto isso, os socialistas atingiram seu objetivo de entrar no Parlamento Europeu, algo que as pesquisas colocavam em dúvida, com uma porcentagem muito similar à esquerda radical de Mélenchon (6,19%). EFE