Topo

Trump antecipa possível acordo comercial com Japão em agosto

27/05/2019 01h25

Tóquio, 27 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que "provavelmente" haja anúncios em agosto próximo sobre as negociações comerciais de seu governo com o do Japão.

"Acredito que estaremos anunciando algumas coisas importantes provavelmente em agosto, que serão boas para ambos os países", disse Trump em declaração em Tóquio antes de uma reunião formal com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, como parte da sua visita oficial ao país.

As conversas para chegar fechar um novo acordo comercial tem acontecido em Washington e Tóquio, mas embora poderia se esperar que todos os pontos fossem acertados durante a visita de Trump, a última rodada do sábado acabou com alguns pendentes, e o reatamento das negociações depende de novas datas.

Em sua declaração, Trump reiterou seu ponto de vista sobre o tremendo "desequilíbrio" nas trocas comerciais entre Japão e os EUA, com superavit japonês, uma das razões que está motivando Washington a negociar um novo acordo com Tóquio.

"Temos que nos acertar com o Japão. Eles vêm fazendo muitos mais negócios conosco, mas gostaríamos de fazer um pouco mais de negócios em troca", insistiu o presidente americano.

"Conseguiremos consertar isso rapidamente para o equilíbrio comercial", concluiu Trump.

Trump e Abe tiveram uma série de contatos informais no domingo, e nesta segunda-feira estavam programadas as reuniões formais, primeiro sozinhos e depois com suas respectivas equipes. EFE