Topo

Contêineres de lixo pertencentes ao Canadá partem das Filipinas após 6 anos

31/05/2019 09h45

Manila, 31 mai (EFE).- Os 69 contêineres de lixo procedentes do Canadá que estavam há seis anos em portos das Filipinas iniciaram nesta sexta-feira a viagem de retorno ao país depois de semanas de tensão diplomática entre as duas nações.

"Baaaaaa bye (Aaaadeus)", escreveu hoje no Twitter o secretário filipino das Relações Exteriores, Teodoro Locsin, junto com uma foto da embarcação MV Bavaria, da empresa Maersk, que leva os contêineres desde o porto de Subic, a cerca de 80 quilômetros de Manila.

A carregamento dos contêineres começou ontem, operação que terminou hoje às 3h local (15h, em Brasília de quinta-feira) e a embarcação partiu da Filipinas com destino à cidade canadense de Vancouver às 7h local (20h, em Brasília de quinta-feira), informou em comunicado a presidente da Autoridade Metropolitana da Baía de Subic, Wilma Eisma.

A embarcação, com cerca de 2.450 toneladas de lixo, que foi exportado ilegalmente às Filipinas entre 2013 e 2014, fará uma breve parada em Taiwan e está previsto que chegue em 22 de junho ao porto de Vancouver, para ser incinerada na vizinha Burnaby.

"Agradecemos ao presidente Rodrigo Duterte pela ação decisiva que alcançou o fechamento satisfatório deste capítulo sórdido na nossa história. Este é um momento de orgulho para todos os filipinos", indicou Eisma.

No último mês, o presidente filipino elevou a pressão sobre o Executivo canadense para que cuidasse desses resíduos e inclusive falou de guerra.

Em 16 de maio, as Filipinas chamaram para consultas o embaixador em Ottawa, um dia depois de expirar o primeiro prazo que tinha dado ao Canadá para tirar o lixo, e no domingo proibiu as viagens oficiais de altos funcionários ao Canadá.

"Se o Canadá não aceitar o lixo, o jogaremos dentro de suas águas territoriais", insistiu o porta-voz presidencial, Salvador Panelo, em 22 de maio.

Um dia depois dessa nova ameaça, a ministra canadense de Meio Ambiente, Catherine McKenna, anunciou que tinham contratado uma empresa Bollore Logistics para tirar dos portos filipinos de Manila e de Subic os 69 contêineres que ainda permaneciam lá.

Do total de 103 contêineres que foram exportados à Filipinas entre 2013 e 2014 - que entraram classificados como "material reciclável" mas continham lixo doméstico, fraldas de adultos, jornais e garrafas de plástico -, 26 foram enterrados no despejo de Tarlac, ao norte de Manila.

Esses envios provocaram vários protestos diplomáticos por parte da Filipinas, mas o Executivo canadense se negou então a atuar alegando que o envio de lixo foi "uma transação privada", não avalizada pelo Governo, da firma Chronic Plastics.

Nas últimas semanas também foram encontrados nos portos filipinos contêineres de lixo procedente da Austrália e de Hong Kong, países aos quais o Executivo filipino já pediu que cuidem da coleta de resíduos. EFE