Topo

Irã continua respeitando acordo nuclear apesar de sanções dos EUA, diz Rohani

15/06/2019 07h46

Moscou, 15 jun (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou neste sábado que seu país continua cumprindo com suas obrigações dentro do acordo nuclear assinado em 2015, apesar da saída dos Estados Unidos do pacto e da imposição de sanções americanas.

"Apesar da saída dos EUA do acordo e da imposição de sanções ilegais e infundadas, apoiadas por outras partes, meu país ainda continua cumprindo com as obrigações que assumiu", disse Rohani.

O líder iraniano, que está em Duchambé, capital do Tajiquistão, para participar da Conferência de Interação e Medidas de Confiança na Ásia (CICA, na sigla em inglês), advertiu ao mesmo tempo que o Irã não pode ser o único a respeitar os compromissos assumidos.

Rohani, enquanto ressaltava a disposição do Irã a participar de "qualquer diálogo bilateral e multilateral", lembrou que Teerã tomou recentemente a decisão de renunciar a alguns dos seus compromissos adquiridos em 2015 esperando garantir pelo menos as exportações de petróleo e suas transações bancárias.

"Faltando uma reação positiva de outros países, o Irã continuará com o seu trabalho nessa direção", advertiu.

Por sua vez, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao discursar na CICA também comentou a situação em torno do acordo nuclear com o Irã e pediu aos demais signatários (China, França, Reino Unido e Alemanha) que mantenham o seu compromisso com o pacto.

O chefe do Kremlin criticou Washington por deixar o acordo ao assinalar que a decisão americana "dificultou substancialmente a sua aplicação" e "repercute de forma negativa no regime de não-proliferação nuclear". EFE