Topo

Morre, aos 95 anos, designer americana Gloria Vanderbilt

17/06/2019 14h54

Nova York, 17 jun (EFE).- A designer de moda nova-iorquina Gloria Vanderbilt morreu nesta segunda-feira, aos 95 anos, informou o filho Anderson Cooper, apresentador da rede de TV "CNN".

Performática e ícone do high society americano, ela faleceu em casa, ao lado de parentes e amigos, de acordo com Cooper, que disse que a mãe "amava a vida e a viveu com as suas próprias regras".

"Ela era pintora, escritora e designer, mas também uma notável mãe, esposa e amiga. Tinha 95 anos, mas se perguntar a alguém próximo eles diriam: Ela era a pessoa mais jovem que eles conheciam - a mais legal e mais moderna", detalhou o filho na nota publicada pelo canal de televisão, no qual Cooper é um dos principais rostos.

Nascida em Nova York em 1924, cresceu na França, onde foi morar com a mãe, depois que o pai, Reginald Vanderbilt - herdeiro de um magnata do setor ferroviário -, morreu quando ela tinha um ano e meio.

Sua vida foi desde cedo um espetáculo midiático, já que a mãe e uma tia - irmã de Reginald Vanderbilt - foram para a Justiça para brigar pela custódia da menina. O julgamento era o assunto da época e, por fim, a tutela foi para Gertrude, a tia.

Em 1982, o caso se tornou uma série do canal "NBC" intitulada "Little Gloria... Happy at Last" ("Glória Feita de Ódio", na versão em português). O programa foi indicado a seis prêmios Emmy e a um Globo de Ouro.

"Quando adolescente, tentou evitar os holofotes, mas repórteres e cinegrafistas a seguiram por toda parte. Ela estava determinada a fazer algo de sua vida, determinada a fazer um nome para si mesma, e encontrar o amor que ela tão desesperadamente precisava", disse Cooper.

A vida de Vanderbilt abrangeu desde passarelas, estúdios de TV e palcos do teatro, até exibições de arte. Também deu nome a oito perfumes que a L'Oreal lançou entre 1982 e 2002.

Mas o que a levou verdadeiramente à fama foi sua faceta de designer, especialmente pelos jeans da sua marca - com o seu nome -, cujo logotipo era bordado em um dos bolsos de trás da peça.

Mãe de quatro filhos, Vanderbilt se relacionou com homens como o ator Marlon Brando, o cantor Frank Sinatra e o escritor Roald Dahl. EFE