Topo

Terremoto de magnitude 6,4 atinge as ilhas Kermadec, na Nova Zelândia

19/06/2019 05h20

Sydney (Austrália), 19 jun (EFE).- Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter atingiu, nesta quarta-feira, as ilhas Kermadec, um arquipélago da Nova Zelândia, sem que as autoridades informassem inicialmente sobre danos ou emitissem alerta por tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica em todo o mundo, colocou o terremoto a 10 quilômetros de profundidade sob o fundo do mar e 963 a nordeste de Tauranga, cidade localizada ao norte da Ilha do Norte.

O Serviço de Alertas por Tsunami do Pacífico elevou a magnitude do terremoto para 6,8, mas não emitiu nenhum alerta por risco de onda gigante.

O terremoto é o quarto de magnitude superior a 6 que sacode a mesma região nos últimos três dias, incluído um de 7,2 que no último domingo obrigou a emissão de um breve alerta por tsunami.

Kermadec, situadas entre a Ilha do Norte e Tonga, estão desabitadas, exceto pelo pessoal da base permanentemente instalado em Raoul e que possui uma estação meteorológica e de rádio. EFE