Topo

Irã anuncia ter derrubado um drone americano perto do Estreito de Ormuz

20/06/2019 05h21

Teerã, 20 jun (EFE).- Os Guardiões da Revolução do Irã anunciaram nesta quinta-feira a demolição de um avião não-tripulado dos Estados Unidos, dedicado a operações de espionagem perto do Estreito de Ormuz, onde vários incidentes foram registrados no último mês.

O drone entrou no espaço aéreo iraniano na madrugada de hoje, sobrevoando a região de Koohe Mobarak, na província de Hormozgan, no sul do país, disseram os Guardiões em um comunicado.

A Força Aeroespacial desse corpo militar de elite foi a encarregada de disparar contra o dispositivo, descrito na nota como um avião espião dos EUA do tipo "Global Hawk".

Os Guardiões, apontados pelos EUA como um grupo terrorista, denunciaram que o drone americano "violou o espaço aéreo territorial iraniano".

Isto ocorreu perto do estratégico estreito de Ormuz, por onde atravessa um quinto do petróleo mundial e a apenas 80 quilômetros dos Emirados Árabes Unidos e Omã.

Esta demolição coincide com o aumento da tensão entre o Irã e os EUA no Oriente Médio, onde Washington decidiu enviar mais tropas e fortalecer sua instalação militar de navios e mísseis no Golfo Pérsico. EFE