Topo

Israel detém jordaniano acusado de espionar para o Irã

20/06/2019 13h06

Jerusalém, 20 jun (EFE).- A Agência de Segurança Interior de Israel, Shin Bet, informou nesta quinta-feira da detenção de um palestino com nacionalidade jordaniana a quem acusa de espionar para o Irã e tentar criar uma rede de informantes na Cisjordânia.

Thaer Shafut, de 32 anos e original da cidade palestina de Hebron, foi detido no último dia 17 de abril e acusado de espionar para a república islâmica e constituir células para facilitar a atividade iraniana em Israel e nos territórios ocupados.

No último dia 10 de junho, o advogado-geral do exército israelense apresentou as acusações contra Shafut, que foi indiciado pelos crimes de contato com o inimigo, vínculos com uma organização hostil e conspiração para contrabando de fundos inimigos.

Shafut teria entrado em contato com a inteligência iraniana no Líbano e participado de reuniões tanto nesse país como na Síria durante 2018 e 2019.

Segundo as forças de segurança israelenses, nesses encontros foi orientado a estabelecer uma infraestrutura comercial em território israelense para encobrir atividade iraniana e recrutar mais espiões para fornecer informação a Teerã.

Shafut teria recebido a promessa de receber US$ 500.000 do Irã para abrir uma fábrica na Jordânia com trabalhadores xiitas que funcionasse como base para planejar futuras operações em Israel e na Cisjordânia.

"Este é outro exemplo das tentativas variadas e contínuas do Irã para investir recursos e dinheiro em estabelecer células para atuar contra Israel", concluiu a Agência de Segurança Interior em comunicado.

Irã e Estados Unidos, principal aliado de Israel, vivem uma escalada de tensões, que aumentou com a denúncia que Teerã derrubou hoje um drone americano.

Este incidente se segue ao anúncio na última semana do envio de tropas norte-americanas ao Oriente Médio e à decisão da república islâmica de ultrapassar o limite de armazenamento de urânio estipulado no acordo nuclear de 2015, que Washington abandonou no ano passado. EFE

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Internacional