Topo

Putin diz que Ucrânia deve mostrar vontade política para resolver conflito

20/06/2019 10h24

Moscou, 20 jun (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, considerou nesta quinta-feira que a Ucrânia deve mostrar "vontade política" para resolver o conflito armado no leste do país e normalizar suas relações com Moscou.

Durante o programa anual "Linha Direta com os Cidadãos", Putin afirmou que o novo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, é "talentoso e engraçado", mas que o que acontece no país vizinho "não é uma comédia, mas uma tragédia".

Zelenski insistiu durante sua campanha e após ser eleito presidente que quer resolver o conflito no leste do país, mas também enfatizou que fará todo o possível para recuperar os territórios "temporariamente ocupados" pela Rússia, ou seja Donbass e península da Crimeia.

Putin disse que Zelenski declarou durante sua visita a Paris, onde se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, que não vai falar com os separatistas em Donetsk e Lugansk.

"Na história contemporânea não há exemplos nos quais se solucionaram estes tipos de conflitos sem negociações diretas entre as partes. É simplesmente impossível", argumentou Putin.

Segundo disse o presidente russo, os ataques das forças ucranianas contra os separatistas aumentaram, mas destacou que acredita que estes vão diminuir com a chegada de Zelenski à presidência ucraniana.

"Além disso, não foram restabelecidos os vínculos econômicos de Donetsk e Lugansk com o resto da Ucrânia. É preciso vontade política da Ucrânia", ressaltou Putin.

O presidente da Rússia também considerou necessário levar em conta o destino e as perspectivas de libertação dos russos detidos na Ucrânia quando se decidir sobre a possível liberação dos ucranianos presos na Rússia, entre eles os 24 marinheiros capturados em novembro do ano passado no incidente naval no estreito de Kerch. EFE