Topo

Blecaute deixa 18 mil casas sem luz em La Plata, na Argentina

24/06/2019 14h34

Cerca de 18 mil casas da cidade argentina de La Plata, capital da província de Buenos Aires, permanecem desde o último sábado sem luz devido a uma falha em um cabo que levará três dias para ser solucionada, informaram nesta segunda-feira fontes da Edelap, empresa que controla o fornecimento de energia na região.

"O corte começou no sábado à noite, por conta de uma falha em um cabo que alimenta uma subestação. Um cabo de alta tensão subterrâneo que está a dois metros de profundidade ficou fora de serviço", afirmou a porta-voz da companhia, Carolina Ortiz, em declarações à emissora de televisão "TN".

A falta de luz afetou vários bairros da zona norte de La Plata, onde está previsto que o serviço voltará ao normal apenas nos próximos três dias, que, como detalhou Ortiz, "é a média que este tipo de conserto demora".

Pouco depois de o defeito ser detectado, foram realizados procedimentos para transferir energia do resto da rede para poder restituir 60% do fornecimento da subestação danificada.

A expectativa é que a partir da tarde de hoje todas as casas contem com fornecimento mediante este sistema até que o serviço esteja totalmente restabelecido.

Este é o segundo fim de semana consecutivo com problemas no fornecimento de energia depois do grande blecaute que afetou toda a Argentina no último dia 16, embora Ortiz tenha afirmado que são "duas situações totalmente diferentes".

Internacional