Topo

Explosões em arsenal militar obrigam evacuação de cidade no Cazaquistão

24/06/2019 09h55

(Atualiza com informações sobre feridos e outros dados).

Nursultan, 24 jun (EFE).- Uma série de explosões ocorrida nesta segunda-feira em um arsenal militar da cidade de Arys, no sul do Cazaquistão, deixou mais de 30 feridos e obrigou a evacuação de seus moradores, segundo informaram as autoridades locais.

Segundo escreveu em seu perfil no Facebook o assessor do governador da província, Saken Kalkamanov, já há confirmação de "31 hospitalizados" por causa do acidente, embora este número seja preliminar.

As explosões, cujas causas ainda são desconhecidas, aconteceram por volta de 9h20 (horário local, 0h20 de Brasília), após o que o governo decretou estado de emergência em toda a província de Turquistão, da qual faz parte Arys, cidade de cerca de 44.000 habitantes.

"Pela magnitude do sucedido consideramos necessário evacuar a cidade", disse a um grupo de jornalistas o akim (chefe de governo) da província, Umirzak Shukeyev.

O ministro da Defesa cazaque, Nurlan Emerkbaev, se deslocou a Arys para "avaliar pessoalmente a situação e tomar as medidas que sejam necessárias", segundo afirmou o escritório de imprensa dessa pasta.

Por sua parte, o titular adjunto de Defesa, Timur Dandibaev, reconheceu que por enquanto há pouca informação sobre o acidente, razão pela qual as autoridades decidiram criar uma comissão especial a fim de "compreender a magnitude" do ocorrido.

Além disso, ressaltou que não há dados sobre as causas da primeira explosão, que suscitou um incêndio com a posterior sequência de explosões, e que os esforços das autoridades se centram em extinguir o fogo e em suas consequências.

"A comissão se encarregará de esclarecer o que é que aconteceu ali", disse o vice-ministro à imprensa local.

As autoridades cazaques já instalaram dois hospitais de campanha, com 100 camas cada um, para atender aos afetados pelo acidente. EFE