Topo

Trump se reunirá com Bolsonaro durante cúpula do G20 no Japão

26/06/2019 21h56

Osaka (Japão), 27 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirá nesta sexta-feira com o presidente Jair Bolsonaro durante a cúpula do G20, em Osaka, no Japão.

A reunião não estava na agenda divulgada pela Casa Branca na segunda-feira, e é a única que Trump terá com um presidente da América do Sul no evento.

Também estarão em Osaka os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, e do Chile, Sebastián Piñera. Com eles, segundo a Casa Branca, Trump pode ter "interações informais" ao longo da cúpula.

Esta será a segunda reunião entre Trump e Bolsonaro, que foi recebido pelo presidente americano na Casa Branca em março. Espera-se que a crise da Venezuela seja o principal tema da pauta da reunião entre eles, em um momento no qual o governo dos EUA diminuiu a intensidade da pressão sobre Nicolás Maduro e mira no Irã.

Bolsonaro também terá uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, em uma tentativa de aparar as arrestas criadas pela proximidade com Trump e pelas críticas ao país feitas durante a campanha eleitoral do ano passado.

A China é o principal destino das exportações brasileiras e buscar um equilíbrio entre as duas maiores potências econômicas mundiais é chave para evitar uma nova recessão no Brasil. EFE

Mais Internacional