Topo

EUA prometem "pressão máxima" e que "nunca permitirão" armas nucleares no Irã

01/07/2019 18h25

Washington, 1 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que continuará a adotar "pressão máxima" contra o Irã e reiterou que "nunca permitirá" que o país islâmico desenvolva armas nucleares", após a notícia ultrapassou o limite da reserva de urânio enriquecido do acordo de 2015.

"Continuará a pressão máxima sobre o regime iraniano até que seus líderes alterem o seu curso de ação. O regime deve pôr fim a suas ambições nucleares e a seu comportamento perverso", disse a Casa Branca em um breve comunicado.

Além disso, o governo americano acrescentou que os "EUA e seus aliados nunca permitirão que o Irã desenvolva armas nucleares".

O próprio Irã, através do ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, informou hoje já ter superado o limite da reserva de 300 quilos de urânio enriquecido estabelecido no histórico acordo nuclear de 2015.

Pouco depois, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) confirmou que o Irã ultrapassou o limite de urânio enriquecido que o acordo nuclear de 2015 lhe permite armazenar, cumprindo assim a ameaça de começar a quebrar os compromissos, em resposta à recente rodada de sanções realizadas por Washington.

No comunicado, a Casa Branca apontou que tinha sido "um erro sob o acordo nuclear permitir ao Irã enriquecer urânio a qualquer nível" e ressaltou que "há poucas dúvidas de que, inclusive antes da existência do pacto, o Irã já estivesse violando seus termos". EFE