Topo

Objeto não identificado que poderia ser míssil russo cai no norte do Chipre

01/07/2019 09h09

(Atualiza com novos detalhes).

Nicósia, 1 jul (EFE).- Um objeto ainda não identificado, que pode se tratar de um míssil antiaéreo s-200 russo, caiu na madrugada desta segunda-feira nas montanhas do norte do Chipre, informaram as autoridades turco-cipriotas.

"Após uma primeira avaliação, acreditamos que trata-se de um míssil russo, parte do sistema de defesa aéreo", afirmou o ministro das Relações de Exteriores da autoproclamada República Turca do Norte do Chipre (RTNC), Kudret Ozersay.

Segundo Ozersay, o objeto poderia fazer parte do sistema aéreo de defesa que foi utilizado nos ataques israelenses contra a Síria no domingo.

As primeiras investigações apontam que a explosão aconteceu antes do impacto no solo, já que não há buracos e os fragmentos apareceram muito espalhados.

"Os fragmentos caídos em vários pontos provam que o míssil explodiu no ar antes de cair", disse Ozersay.

O local da explosão fica a 230 quilômetros do porto sírio de Tartus, onde está localizada uma base naval russa.

A explosão, ocorrida por volta de 1h (horário local, 19h de domingo em Brasília) nas montanhas de Pendadaktilos e pôde ser ouvida em Nicósia, localizada a 25 quilômetros de distância.

Por enquanto não há informação oficial sobre se o objeto que caiu é um míssil ou uma aeronave não tripulada, como cogitou hoje a imprensa local.

O ex-chefe dos serviços secretos do Chipre, Andreas Pentaras, afirmou em declarações à imprensa que, segundo as fotos que circulam nas redes, poderia efetivamente se tratar de um míssil antiaéreo s-200 russo.

O s-200 é um sistema antiaéreo soviético da década de 60.

O presidente turco-cipriota, Mustafa Akinci, que também afirmou que o incidente poderia estar relacionado com a guerra na Síria, país localizado a apenas 100 quilômetros de distância do Chipre, insistiu sobre a necessidade de paz nesta região.

"É algo que não provém do nosso território... é um dos aspectos ruins da guerra em uma região onde está nosso país", disse Akinci.

Para as próximas horas é esperada a chegada da Turquia de um grupo de especialistas que participará das tarefas de investigação do acidente.

Nas últimas horas, vários mísseis foram disparados por aviões de combate israelenses do espaço aéreo libanês.

Por sua vez, as autoridades greco-cipriotas que também investigam a procedência do objeto reiteraram a fragilidade da situação na região.

Se for verificado que trata-se de um míssil, seria a primeira vez que o Chipre fica no cruzamento de operações militares no Oriente Médio. EFE