Topo

Famosa blogueira é condenada à prisão na Turquia por tuíte sobre drogas

12/07/2019 13h37

Istambul, 12 jul (EFE).- Um tribunal de Istambul condenou nesta sexta-feira em primeira instância a famosa blogueira turca Pinar Karagöz, mais conhecida pelo nome artístico "Pucca", a cinco anos e dez meses de prisão por um tuíte sobre a cidade colombiana de Medellín no qual, segundo a promotoria, incitava o consumo de drogas.

O tribunal considerou como fator importante a capacidade de influência da blogueira, que tem 1,9 milhão de seguidores no Twitter e cerca de 623 mil no Instagram, além de ter publicado vários livros nos últimos anos.

Veja também

Os juízes ditaram uma sentença de sete anos de prisão, diminuída para cinco anos e dez meses, assim como uma multa de 66.660 liras turcas (cerca de 10 mil euros).

O tuíte original não foi divulgado, como é habitual nestes casos na Turquia, já que sua revelação poderia constituir outro crime.

A promotoria assegurou que no texto censurado, Karagöz descrevia a cidade de Medellín na Colômbia como capital do tráfico de drogas e ironizava a pobreza dos toxicômanos na Turquia.

A blogueira, que habitualmente escreve sobre temas como moda, amor e relações sociais, admitiu ter feito uma brincadeira sobre o famoso traficante colombiano Pablo Escobar, mas não esclareceu a natureza da mesma.

"Se assistir à série 'Narcos' e falar de Escobar como eu, é provável que sejam condenados a entre cinco e dez anos de prisão", escreveu em novembro, quando foi acusada.

Ao ser informada sobre a sentença, a blogueira, que tem um filho pequeno, divulgou um vídeo no qual entre lágrimas questionou como enfrentar sete anos de prisão.

A defesa recorreu da sentença, mas segundo o jornal turco "Sözcü", Karagöz deverá ficar presa enquanto o caso tramita na próxima instância ou chegue ao Supremo Tribunal do país.

Nas redes sociais, vários seguidores se indignaram com a condenação e ironizaram porque a pena é maior do que a recebida por muitos traficantes de droga.

A posse e o consumo de entorpecentes, incluindo a maconha, tem penas na Turquia de entre dois e cinco anos de prisão. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Famosa blogueira é condenada à prisão na Turquia por tuíte sobre drogas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias