Topo

Irã bombardeia posições de grupos curdos na fronteira com o Iraque

12/07/2019 10h29

Teerã, 12 jul (EFE).- Os Guardiães da Revolução do Irã bombardearam nesta sexta-feira com mísseis e aviões não tripulados posições de "grupos terroristas" na fronteira com o Curdistão iraquiano, onde o movimento separatista curdo iraniano tem suas bases, de acordo com um comunicado publicado por este corpo militar.

Segundo as informações divulgadas, os ataques causaram a destruição de várias bases de grupos curdos opostos ao Irã, que o governo de Teerã considera terroristas, e baixas em suas fileiras.

Esta ofensiva acontece depois que nesta semana três soldados da Guarda Revolucionária morreram em um ataque terrorista na cidade de Piranshahr, no noroeste do Irã, que as autoridades atribuíram a um grupo separatista curdo.

A nota explica que os bombardeios aconteceram "em represália aos recentes ataques terroristas nas regiões do oeste e noroeste do Irã por parte de grupos filiados à arrogância mundial (os EUA)".

A Força Terrestre dos Guardiães indicou que já tinha pedido ao governo da região autônoma do Curdistão iraquiano que impedisse que os grupos terroristas se estabelecesse nas zonas próximas à fronteira comum com o Irã, mas - lamentou - estas advertências não foram ouvidas.

Os bombardeios tiveram como alvo as bases e os centros de treinamento de terroristas, que a nota não identifica, mas que estão vinculados ao Partido Democrático do Curdistão Iraniano (PDKI).

Este partido esteve envolvido em outros ataques nos últimos anos e, em resposta, os Guardiães bombardearam em setembro de 2018 a sede no Curdistão iraquiano, matando pelo menos nove pessoas.

Os confrontos entre grupos separatistas curdos e as forças de segurança são frequentes em zonas fronteiriças com o Iraque e a Turquia, onde também há uma grande comunidade curda.

Os curdos são a minoria étnica mais numerosa sem Estado próprio, integrada por 30 milhões de pessoas repartidas principalmente entre Turquia, Irã, Iraque e Síria. EFE