Topo

Gibraltar afirma que pode entregar petroleiro retido com garantias do Irã

13/07/2019 18h39

Algeciras (Espanha), 13 jul (EFE).- O ministro principal de Gibraltar, Fabián Picardo, afirmou neste sábado que estaria disposto a entregar o petroleiro "Grace 1", retido na semana passada, se o Irã garantir que a embarcação não iria à Síria, uma vez que violaria as sanções impostas pela União Europeia (UE).

Em comunicado, Picardo assinalou que as autoridades gibraltarinas estariam dispostas "a facilitar a entrega dos ativos retidos a um reclamante legítimo se considerarmos suficiente a garantia de que não iriam à Síria nem a nenhuma entidade sancionada em virtude das regulações pertinentes da UE".

O petroleiro foi interceptado perto do chamado Europa Point na semana passada devido às suspeitas de que transportava petróleo a uma refinaria de Banyas, na Síria, país em conflito armado há oito anos e sujeito a sanções da União Europeia.

Posteriormente, Gibraltar assegurou que tinha provas de que a embarcação estava "cheia de petróleo até o limite da sua capacidade".

Além de reter a embarcação, quatro tripulantes foram detidos, mas nesta sexta-feira foram deixados em liberdade após pagar fiança, embora a investigação do caso ainda esteja em curso.

Picardo disse ainda que tinha conversado hoje com o ministro das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt, antes que este falasse com seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif. EFE