Topo

Alemanha, França e Reino Unido pedem ao Irã que cumpra pacto nuclear

14/07/2019 14h11

Berlim, 14 jul (EFE).- Alemanha, França e Reino Unido pediram neste domingo ao Irã que cumpra o pacto nuclear e volte atrás na sua decisão de enriquecer urânio acima do que permite o acordo, ao mesmo tempo em que instaram todos os participantes a refletir sobre as possíveis consequências dos seus atos.

Em comunicado conjunto, os chefes de Estado e de governo destes três países assinalaram que, embora sigam apoiando o chamado Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA, na sigla em inglês), "sua continuidade depende de que o Irã cumpra plenamente suas obrigações".

Nesse sentido, Alemanha, França e Reino Unido afirmaram que "chegou o momento de atuar de forma responsável e de buscar uma via para pôr fim à escalada das tensões e retomar o diálogo".

"Os riscos são tais, que todos os envolvidos têm que refletir e considerar as possíveis consequências dos seus atos", advertiram.

Em seguida, lembraram que lançaram recentemente várias iniciativas diplomáticas para contribuir para diminuir as tensões e para o diálogo que necessitam de "demonstrações de boa vontade de todas as partes".

"Hoje estamos preocupados com o risco que o JCPOA siga se dissolvendo sob a pressão das sanções impostas pelos Estados Unidos e pela decisão do Irã de não continuar implementando várias disposições centrais", alertaram.

Além disso, os governos dos três países estão "extremamente preocupados" com a decisão do Irã de enriquecer e armazenar urânio acima do que permite o acordo.

"Nossos três Estados estão profundamente preocupados ainda com os ataques que se viveram no Golfo Pérsico e em outros lugares, assim como pela piora da segurança na região", acrescentaram. EFE