Topo

Costa Rica registra 13 mortes suspeitas por ingestão de licor adulterado

17/07/2019 16h56

San José, 17 jul (EFE).- Pelo menos 13 pessoas morreram na Costa Rica nos últimos dias aparentemente intoxicadas após a ingestão de licores adulterados com metanol, casos que estão sendo investigados pelas autoridades do país centro-americano.

O Ministério da Saúde da Costa Rica informou nesta quarta-feira que já foram contabilizadas 13 mortes suspeitas por intoxicação com licores adulterados, dez homens e três mulheres.

As vítimas tinham entre 35 e 64 anos de idade e as mortes foram registradas entre junho e julho em cinco das sete províncias do país: San José (seis), Cartago (três), Guanacaste (duas), Limón (uma) e Heredia (uma).

Nos últimos dias, as autoridades confiscaram um total de 20.806 unidades de bebidas adulteradas em estabelecimentos espalhados por todo o país.

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde apresentou uma denúncia à Justiça pela comercialização desses licores, que, segundo análises de laboratório, foram adulterados com metanol.

A diretora interina de Vigilância Sanitária do país, Sandra Delgado, explicou que o metanol "é uma substância química utilizada como combustível, solvente e anticongelante, que não é apta para o consumo humano, mas pode estar presente em licores de produção informal e ilícita".

A funcionária detalhou que os sintomas iniciais de intoxicação por essa substância são inércia e instabilidade, que podem derivar para enjoos, cefaleia e dor abdominal, e depois para sintomas mais graves como convulsões, cegueira, falência cardiorrespiratória e até a morte. EFE