Topo

Operação contra Cosa Nostra revela conexões com família Gambino nos EUA

17/07/2019 10h50

Roma, 17 jul (EFE).- Uma operação policial que terminou com a detenção de 18 pessoas na ilha da Sicília, na Itália, e de Thomas Gambino em Nova York revelou as novas conexões entre uma das famílias da Cosa Nostra, a máfia siciliana, e a poderosa família Gambino nos Estados Unidos.

Durante a madrugada na Itália, em uma operação conjunta entre a Polícia de Palermo e o FBI, foram realizadas 19 detenções sob a acusação de associação criminosa, extorsão agravada e transferência fraudulenta de bens e valores, entre outros.

Em comunicado, a polícia explicou que as investigações permitiram, além disso, conhecer os novos contatos entre a família mafiosa de Passo dei Rigano, em Palermo, e a conhecida Gambino Crime Family de Nova York.

Entre os detidos estão Tommaso Inzerillo e seu primo Francesco, que tiveram que fugir para os EUA após a segunda guerra da máfia nos anos 80 com os corleoneses de Salvatore Riina após o assassinato do chefe Salvatore Inzerillo em 1981.

Ao retornar à Itália no começo de 2000, Tommaso e Francesco Inzerillo conseguiram estabelecer contatos com alguns dos últimos membros do grupo rival, os irmãos Gaetano e Giuseppe Sansone, e reconstruir as fileiras da família mafiosa de Passo dei Rigano.

Desde esta cidade, controlavam algumas distribuidoras de alimentos, gestão dos jogos de apostas e sorte, assim como praticavam extorsões.

O detalhe mais importante das investigações é que foi possível documentar as relações estáveis entre os mafiosos de Passo dei Rigano e sujeitos pertencentes à poderosa família Gambino como Frank Cali, assassinado em março em Nova York, e Thomas Gambino.

Thomas Gambino, filho de Joseph, nascido em 26 de setembro de 1972 e um dos chefes do clã, cumpre prisão domiciliar em sua residência de Staten Island, segundo o comunicado.

Os contatos eram feitos através de Simone Zito e Calogero Zito, que nasceu nos Estados Unidos e que agora vive na cidade de Torretta, em Palermo.

Ambos se ocuparam de conseguir a eleição de Salvatore Gambino como prefeito do município siciliano de Torretta em junho de 2018.

O prefeito também foi detido e teve propriedades e sociedades expropriadas no valor de três milhões de euros.

Entre as provas apresentadas, existe um vídeo de agosto do ano passado no qual Thomas Gambino discute com Tommaso Inzerillo a bordo de um bote no golfo de Mondello (Sicília) sobre como dividir os lucros da venda de um terreno na República Dominicana que estava em nome de Frank Cali. EFE