Topo

Ataque a estúdio japonês com 34 mortos teria sido motivado por vingança

20/07/2019 07h00

Tóquio, 20 jul (EFE).- O suposto autor do incêndio em um estúdio de animação no Japão que matou pelo menos 34 pessoas, realizou o ataque motivado por seu ressentimento em relação a essa empresa por supostamente ter roubado uma ideia sua, de acordo com informações divulgadas neste sábado pelas autoridades locais.

O suspeito de ter provocado o incêndio é um homem identificado pela polícia como Shinji Aoba, de 41 anos, que permanece internado sob custódia policial após sofrer queimaduras ao jogar gasolina no edifício.

De acordo com novos detalhes da investigação divulgada hoje pela mídia japonesa, um homem parecido com Aoba foi visto perto da sede da Kioto Animation por diferentes moradores da região durante vários dias antes do incidente, por isso que a polícia acredita que o suspeito planejou o ataque com antecedência.

Além disso, no momento de ser apreendido pelas autoridades, o homem gritou que tinha incendiado o prédio pois o estúdio lhe roubou ou copiou a ideia de um suposto romance, segundo informou hoje a televisão estatal japonesa "NHK".

Outras testemunhas também apontaram que Aoba disse algo semelhante no momento em que ateou fogo nos estúdios de desenhos animados da Kyoto Animation.

A polícia informou que Aoba nunca trabalhou para este estúdio de animação e, por enquanto, não conseguiu confirmar se o suspeito alguma vez publicou um romance.

O suspeito possui antecedente criminal por roubo, há sete anos, que lhe valeu uma condenação à prisão, e depois de cumprir essa sentença ele sofreu uma doença mental e recebeu assistência de um programa estadual para ex-presos, acrescentaram as autoridades japonesas.

O suspeito foi inicialmente hospitalizado em Kyoto, mas foi transferido hoje para outro centro médico em Osaka para receber tratamento especial para queimaduras graves, segundo a polícia, que aguarda sua recuperação para interrogá-lo.

Segundo a versão de testemunhas, Aoba invadiu o estúdio na última quinta-feira, derramou um líquido inflamável e ateou fogo. A polícia acredita que ele obteve o combustível em um posto de gasolina próximo, onde um homem cuja descrição se encaixa com a do suspeito comprou 40 litros de gasolina que colocou em duas vasilhas.

O incêndio, um dos mais trágicos ocorridos no Japão nas últimas décadas, deixou 34 mortos e um número similar de feridos, entre eles dez estão em estado grave. EFE