Topo

Irã diz que navio de guerra britânico tentou impedir captura de petroleiro

20/07/2019 14h54

Teerã, 20 jul (EFE).- A Guarda Revolucionária do Irã afirmou neste sábado que um navio de guerra do Reino Unido tentou impedir ontem a captura do petroleiro Stena Imperio no Estreito de Ormuz.

O porta-voz do órgão, Ramezan Sharif, explicou em comunicado, acompanhado por um vídeo da ação, que, apesar da intervenção, a Marinha do Irã conseguiu levar o petroleiro para a costa do país.

As informações contrariam matérias divulgadas pela imprensa britânica, que afirmou ontem que o HMS Montrose, navio de guerra da Marinha do Reino Unido, está próximo ao Estreito de Ormuz para proteger a passagem dos petroleiros do país, não chegou a tempo para ajudar o Stena Impero.

O vídeo da captura só mostra lanchas rápidas se aproximando do petroleiro. Ao mesmo tempo, militares iranianos, encapuzados e com metralhadoras nas mãos, descem de um helicóptero que aborda o Stena Impero pelo ar.

Sharif, além de afirmar que o navio de guerra britânico escoltava o petroleiro, disse que o Stena Impero desligou seu sistema de GPS e entrou no Estreito de Ormuz pelo sul, considerado como a saída da região.

Além disso, o capitão do petroleiro teria ignorado as advertências enviadas pela Força Naval da Guarda Revolucionária, uma prática de navegação que, segundo o porta-voz, é aplicada em todo o mundo.

"Devido à sensibilidade da presença provocadora e não profissional das forças extrarregionais na área, a aplicação destas regras tem ainda mais importância", ressaltou Sharif.

"Não permitiremos que os interesses nacionais do Irã e a segurança da região se vejam prejudicados por comportamentos arrogantes, provocadores e ameaçadores de alguns navios estrangeiros", criticou o porta-voz.

O petroleiro britânico e seus 23 tripulantes estão no porto iraniano de Bandar Abbas, enquanto o Irã realiza uma investigação pela suposta infração das normas de navegação que teria sido cometida pela embarcação.

Embora o governo do Irã reitere que a captura ocorreu pela suposta infração, vários importantes figuras políticas do país admitiram que a ação foi um ato de represália pela retenção do petroleiro iraniano Grace há duas semanas.

A captura do petroleiro britânico abriu uma crise diplomática entre Reino Unido e Irã, elevando a tensão no Golfo Pérsico, região que tem sido palco nos últimos meses de diversos incidentes com embarcações e drones.EFE