Topo

Premiado arquiteto argentino César Pelli morre aos 92 anos

20/07/2019 02h02

Buenos Aires, 20 jul (EFE).- O arquiteto argentino César Pelli, designer das Torres Petronas de Kuala Lumpur (Malásia) e do World Financial Center de Nova York (Estados Unidos), entre outras construções de renome, morreu na sexta-feira aos 92 anos.

Nascido em 1926, Pelli se tornou um arquiteto de prestígio internacional e deixou sua marca em vários arranha-céus e edifícios ao redor do mundo, o que levou à conquista de mais de 300 prêmios por excelência em design.

Um dos seus principais trabalhos são as Torres Petronas, que com seus 88 andares e 455 metros de altura ostentaram o título de edifícios mais altos do mundo de 1998 até 2003.

Bacharel em Arquitetura pela Universidade de Tucumán, ele desenvolveu uma grande parte de sua carreira nos Estados Unidos, onde fundou a empresa "Cesar Pelli & Associates" em 1977 - agora chamado de "Pelli Clarke Pelli Architects" - e se tornou reitor da Escola de Arquitetura da Universidade de Yale, no estado de Connecticut.

Entre os vários prêmios que o argentino conquistou, destaca a Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitetos, em 1995, por sua distinta carreira.

O presidente argentino, Mauricio Macri, enviou suas condolências aos familiares e amigos de Pelli e o elogiou.

"As obras que ele deixa em todo o mundo como um legado são um orgulho para os argentinos", disse. EFE