Topo

Suposto autor de ataque contra turcos no Curdistão iraquiano é detido

20/07/2019 12h55

Mossul (Iraque), 20 jul (EFE).- As forças de segurança curdas detiveram o suposto autor "principal" do tiroteio da última quarta-feira em um restaurante de Erbil, capital do Curdistão iraquiano, no qual morreram dois civis e um funcionário do consultado turco na cidade.

O acusado, identificado como Mazlum Dag, foi detido por soldados da Polícia curda e do Aparelho Antiterrorista do Curdistão, pertencente ao Conselho de Segurança da região, informou neste sábado este último órgão em comunicado.

O órgão antiterrorista curdo publicou em seu site uma fotografia do jovem detido, o "principal" acusado pelo ataque, segundo a nota.

Na última quarta-feira um ataque armado em um restaurante de Erbil causou a morte de um funcionário consular turco, de uma outra vítima que não foi identificada e deixou uma terceira pessoa ferida.

A agência de notícias oficial turca "Anadolu" informou então que o falecido é um diplomata que estava em um restaurante com outros funcionários da delegação diplomática da Turquia.

Embora sejam frequentes as tensões no norte do Iraque pelo bombardeio da Turquia contra posições da guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerada terrorista por Ancara, não são frequentes os atentados contra pessoal diplomático turco no Curdistão iraquiano.

Em janeiro deste ano, dois civis morreram e dez ficaram feridos depois que um grupo de manifestantes atacou a base turca de Shiladze, na província iraquiana de Duhok.

Os manifestantes protestavam após a morte de vários moradores locais em supostos bombardeios turcos na região curdo-iraquiana. EFE