Topo

Venezuela revela ter expulsado aeronave de inteligência dos EUA de seu espaço

20/07/2019 06h20

Caracas, 20 jul (EFE).- A Venezuela disse na sexta-feira que interceptou e expulsou de seu espaço uma aeronave de inteligência dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que denunciava uma "provocação direta" e violação de tratados internacionais de soberania.

"O Sistema de Defesa Aeroespacial da CODAI detectou e interceptou a EP-3E de aeronaves (dos Estados Unidos), inteligência e exploração de rádio eletrônica em nossa região de informações de voo de Maiquetía", informou o Comando Estratégico Operacional da Força Armada venezuelana (Ceofanb), em sua conta do Twitter.

Em Maiquetía, sede do principal terminal aéreo do país, que serve a Caracas, as autoridades diplomáticas da Venezuela receberam também ontem os membros de mais de 100 delegações que participarão neste fim de semana da reunião ministerial do Movimento dos Países Não Alinhados.

Entre eles estava o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, cuja visita ao país sul-americano é questionada por Washington.

Em outra mensagem, a Ceofanb ressaltou que a aeronave expulsa "é uma aeronave de quatro motores, asa baixa, de inteligência e guerra eletrônica, que usa equipamentos de última geração para entrar e interferir nos sistemas de comunicação".

Já o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino Lopez, disse que "coisas assim acontecem quase todos os dias" nos mares e céus venezuelanos. EFE