Topo

Bombardeios russos e do regime sírio matam 11 civis em Idlib

21/07/2019 12h45

Cairo, 21 jul (EFE).- Pelo menos 11 pessoas morreram e 45 ficaram feridas em bombardeios da aviação russa e do regime de Bashar al Assad na província de Idlib, o último reduto opositor no norte da Síria, informaram neste domingo ativistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos detalhou que seis das vítimas, entre elas uma criança, morreram na cidade de Orum al Yuz, no oeste de Idlib.

Outras quatro pessoas, entre elas duas crianças, morreram na população de Kafroun, no sul da província, que está quase totalmente controlada por facções armadas opositoras.

A 11ª vítima é um dos integrantes da Defesa Civil Síria, que desenvolve trabalhos de resgate nas áreas fora do controle do governo.

O Observatório acrescentou que o número de vítimas dos bombardeios deste domingo pode aumentar porque há feridos em estado grave, além de muitos desaparecidos e pessoas presas sob os escombros dos edifícios atingidos.

A aviação de Damasco e seu principal aliado, a Rússia, atacaram Idlib que quase diariamente nos últimos meses, em uma escalada da violência em todas as áreas onde ainda há presença de grupos opositores no noroeste da Síria.

Na região está em vigor um acordo entre Moscou e Ancara para diminuir a tensão entre o governo sírio e os rebeles, que no entanto se enfrentaram repetidamente e os confrontos deixaram centenas de vítimas em ambos os bandos, além de dezenas de civis. EFE