Topo

Moscou tacha como "falsa" notícia sobre bombardeio contra mercado na Síria

22/07/2019 10h50

Moscou, 22 jul (EFE).- A Rússia negou nesta segunda-feira que a aviação do país tenha realizado um bombardeio contra um mercado em Idlib, na Síria, que, segundo ativistas locais, deixou 19 mortos.

Segundo um comunicado do Ministério de Defesa da Rússia, a notícia divulgada por vários meios de comunicação ocidentais sobre o bombardeio contra o mercado Maarat al Nuaman, no sul da região de Idlib, é "falsa".

"A aviação russa não efetuou nenhuma missão nessa região da República Árabe Síria", afirmou o departamento militar.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou nesta segunda-feira sobre um bombardeio russo contra um mercado em Idlib que teria deixado pelo menos 19 mortos e cerca de 45 feridos.

A organização, à qual Moscou acusa de mentir abertamente sobre a situação na Síria, afirmou que alguns feridos estão em estado grave, razão pela qual o número das vítimas mortais pode aumentar.

Segundo tal fonte, outras 18 pessoas teriam morrido ontem em bombardeios das aviações síria e russa em Idlib e o saldo mortal nesta província já chega a 34 nas últimas 24 horas e a 711 desde 30 de abril.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou em 2015 que o exército russo interviesse na Síria para acabar com a ameaça jihadista, operação militar que, segundo o Ocidente, salvou o regime de Bashar al Assad da derrota.

No domingo, o governante russo reafirmou o apoio de Moscou a Damasco por ocasião do 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países e se mostrou convencido de que, graças aos esforços conjuntos, será possível acabar com o terrorismo no solo sírio. EFE