Topo

Submarino francês que afundou em 1968 é encontrado perto de Toulon

22/07/2019 13h00

Paris, 22 jul (EFE).- "La Minerve", um submarino francês que afundou em janeiro de 1968 com seus 52 tripulantes, foi encontrado no fundo do mar a 45 quilômetros do porto de Toulon, no sudeste da França, segundo anunciou nesta segunda-feira a ministra da Defesa francesa, Florence Parly.

A embarcação está a 2.400 metros de profundidade e foi localizada durante uma campanha iniciada graças aos recentes avanços tecnológicos em exploração submarina, em particular com a utilização de novos sonares e drones, explicou Parly em comunicado.

A ministra, que disse unir-se à "emoção" das famílias pela notícia, manifestou ainda sua esperança de que isto lhes ajude em seu luto. Além disso, anunciou que será organizada uma cerimônia de homenagem com elas no mar em memória dos 52 militares falecidos.

Em outubro deste ano, essas famílias tinham pedido a retomada das buscas, algo que aconteceu finalmente no último dia 4 com novos meios tecnológicos.

Como parte dessa operação, na terça-feira chegou o navio americano Seabed Construtor, que foi o que acabou encontrado o submarino depois que os especialistas determinaram uma área onde era provável que tivesse afundado.

Para isso foram utilizados, entre outras coisas, sinais sísmicos e uma cartografia do fundo do mar.

O Seabed Construtor, propriedade da empresa americana Ocean Infinity, foi o mesmo que permitiu localizar em novembro do ano passado o submarino argentino ARA San Juan, que afundou no Atlântico com seus 44 tripulantes em 15 de novembro de 2017.

"La Minerve", por sua vez, afundou em 27 de janeiro de 1968 por razões que não ainda puderam ser esclarecidas. EFE