Topo

Presidente do Irã diz país é o "guardião da segurança" do Estreito de Ormuz

23/07/2019 06h28

Teerã, 23 jul (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou que seu país é o "guardião da segurança" no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz e que não busca um aumento de tensão nesta região estratégica, apesar da captura de um petroleiro britânico.

"O Irã foi e será o principal guardião da segurança e da liberdade de navegação no Golfo Pérsico, no Estreito de Ormuz e no Mar de Omã", ressaltou, segundo um comunicado da Presidência iraniana divulgado nesta terça-feira.

Rohani pronunciou-se desta forma horas depois que o Reino Unido propôs formar "uma missão marítima europeia" para proteger os cargueiros que transitam por Ormuz, onde o Irã capturou o navio-tanque britânico "Stena Impero" na última sexta-feira.

O líder iraniano enfatizou durante reunião ontem à noite, em Teerã, com seu primeiro-ministro Adil Abdul-Mahdi, que a República Islâmica "não pretende aumentar as tensões na região e com outros países e nunca iniciará uma guerra".

"Acreditamos que os problemas da região devem ser resolvidos através do diálogo, negociação e cooperação entre os países vizinhos e regionais", acrescentou.

Quanto ao Iraque, Hassan Rohani disse que, devido à instabilidade na região, "o desenvolvimento da cooperação entre Teerã e Bagdá melhorará a segurança".

Rohani e Abdul-Mahdi, que já visitou Teerã em abril passado, também trataram de relações bilaterais e, em particular, de cooperação comercial e econômica, já que as exportações iranianas para o Iraque são muito importantes.

A crise no Golfo Pérsico piorou na última sexta-feira com a captura pelos Guardiões Revolucionários do Irá do petroleiro britânico "Stena Impero".

As autoridades iranianas insistem que ele foi preso por não cumprir os padrões de navegação marítima, mas o Reino Unido considera essa ação ilegal. EFE