Topo

Promotoria pede abertura de processo contra assistente de Gina Lollobrigida

23/07/2019 15h21

Roma, 23 jul (EFE).- A promotoria de Roma solicitou nesta terça-feira o indiciamento de Andrea Piazzola, jovem assistente de Gina Lollobrigida, acusado pelos parentes da diva italiana de tirar proveito de sua suposta fraqueza psíquica devido à idade avançada para roubar seu patrimônio.

A promotora Eleonora Fini pediu a abertura de um processo contra o assistente, de 32 anos, depois de concluir uma investigação iniciada com a denúncia do único filho e do neto da diva, Milko e Dimitri Solfic, e de seu ex-marido, o empresário espanhol Javier Rigau.

O advogado dos familiares, Michele Gentiloni, explicou à Agência Efe que agora deverá ser convocada uma audiência preliminar na qual um juiz decidirá se inicia ou não um julgamento contra o jovem assistente de Lollobrigida.

Piazzola é acusado do suposto crime de se aproveitar de uma pessoa incapacitada, que pode render uma pena de entre dois e seis anos de prisão, por "obter para si ou para outros um benefício abusando das necessidades, paixões ou inexperiência de um menor ou abusando do estado de doença ou deficiência psíquica de uma pessoa".

A família acredita que o jovem está espoliando o imenso patrimônio da diva, de 91 anos, "ao se aproveitar de seu estado de fraqueza psíquica" e incentivar o "isolamento" de seus parentes.

No documento sobre o encerramento da investigação da promotoria datado no último dia 20 de fevereiro, consta um longo histórico de operações bancárias e compras entre 2013 e 2018 atribuídas a Piazzola.

Segundo este relatório, o jovem foi nomeado administrador de uma sociedade que administra os bens da atriz e em 2015 vendeu três imóveis perto de Piazza di Spagna, em Roma, pelo valor total de 2,1 milhões de euros.

Além disso, figuram saques de dinheiro, transferências para contas em seu nome e nos de seus pais, às quais enviou 119 mil euros, e compras de carros de luxo, como uma Ferrari.

Em maio de 2018, um juiz de Roma determinou o embargo cautelar de parte do patrimônio da diva por causa da denúncia de sua família, e esta reagiu com uma entrevista ao jornal "Il Corriere della Sera" na qual assegurava estar "muito lúcida".

Além disso, naquela ocasião, Gina eximiu seu assistente das acusações. "Não consinto que ninguém questione as minhas escolhas na gestão dos meus negócios. A vida é minha, trabalho desde que tenho 18 anos e sempre cuidei de mim mesma", concluiu. EFE